Livraria Cultura

25 janeiro 2012

Funções de Data e Hora (Delphi)

É muito comum nos depararmos no dia a dia com a necessidade de manipular datas e horas, seja para um calculo de permanência, dias de atraso enfim, é praticamente escapar de alguma situação que necessite desse tipo de controle.
Assim como a necessidade e se utilizar algum recurso para manipular as datas e horas de alguma maneira e freqüente, as duvidas de como o faze-lo também é, basta um breve olhar em qualquer fórum especializado e lá está, alguma duvida relacionada, por isso decidi falar um pouco sobre uma unit muito poderosa chamada DateUtils para a manipulação de data e hora, com um grande numero de métodos e classes que facilitam a vida de qualquer um.


Alguns exemplos:
  • CompareDate(constA, B: TDateTime): TValueRelationship;
Compara apenas a data de dois valores (do tipo TDateTime) retornando:
LessThanValue O primeiro valor é menor que o segundo
EqualsValue Os valores são iguais
GreaterThanValue O primeiro valor é maior que o segundo
  • CompareDateTime(const A, B: TDateTime): TValueRelationship;
O mesmo que o item anterior levando em consideração o horário também.
  • CompareTime(const A, B: TDateTime): TValueRelationship;
O mesmo que o item anterior levando em consideração apenas o horário.
  • IncDay(const AValue: TDateTime; const ANumberOfDays: Integer = 1): TDateTime;
Incrementa uma data de acordo com a quantidade de dias especificada.
  • IsPM(const AValue: TDateTime): Boolean;
Indica se a porção hora da data ocorre após o meio-dia.
  • DaySpan(const ANow, AThen: TDateTime): Double;
Retorna o numero de dias entre duas datas levando em consideração também as horas
  • DaysBetween(const ANow, AThen: TDateTime): Integer;
Retorna o número de dias entre duas datas sem levar em consideração as horas.
  • DateOf(const AValue: TDateTime): TDateTime;
Converte data e hora para apenas data.
  • DayOfTheMonth(const AValue: TDateTime): Word
Retorna o dia do mês (1 a 31) de uma data.
  • DayOfTheYear(const AValue: TDateTime): Word;
Retorna o numero de dias entre uma data e o dia 31 de dezembro do ano anterior
  • DayOfTheWeek(const AValue: TDateTime): Word;
Retorna o dia da semana de uma data, onde 1 representa segunda e 7 domingo
  • HourOf(const AValue: TDateTime): Word;
Retorna a quantidade de horas de uma data, variando de 0 a 23.
  • TimeOf(const AValue: TDateTime): TDateTime;
Retorna a porção de tempo de uma data.
  • WithinPastDays(const ANow, AThen: TDateTime; const ADays: Integer): Boolean;
Indica quando duas datas possuem o mesmo numero de dias.
  • WithinPastYears(const ANow, AThen: TDateTime; const AYears: Integer): Boolean;
Indica quando duas datas possuem o mesmo numero de anos.
  • YearsBetween(const ANow, AThen: TDateTime): Integer;
Retorna o numero aproximado de anos entre duas datas.

02 janeiro 2012



RECEITA DE FRANGO COM WHISKY...



Ingredientes: 
- 1 garrafa de whisky (do bom claro!) Cardhu, Monkeys 20 anos, James Martin 30 anos,... 
- 1 frango de aproximadamente 2 kg 
- sal, pimenta e ervas de cheiro a gosto 
- 150 ml de azeite Virgem 
- nozes moídas qb 


Modo de preparar: 
- pegue no frango 
- beba um copo de whisky 
- envolva o frango com sal, pimenta e as ervas 
- barre com azeite. 
- beba outro copo de whisky 
- pré-aqueça o forno aproximadamente 10 minutos. 
- sirva-se de uma boa dose (caprichada) de whisky enquanto aguarda. 
- use as nozes moídas como aperitivo 
- coloque o frango numa assadeira grande. 
- sirva-se de mais duas doses de whisky. 


- Axustar o terbostato na marca 3 , e debois de uns vinch binutos,botar para assassinar. - digu: assar a ave. 
- Derrubar uma dose de whisky debois de beia hora, formar abaertura egontrolar a assadura do bicho. 
- Tentar zentar na gadeira, servir-se de uoooooooootra dose sarada de whisky. 
- Cozer(?), costurar(?), cozinhar, sei lá, voda-se o vrango. 
- Deixáááá o filho da buta do pato no vorno por umas 4 horas. 
- Tentar retirar o vrango do vorno. Num vai guemar a mão, dasss! 
- Mandar mais uma boa dose de whisky pra dentro . De você,é claro. 
- Tentar novamente tirar o sacana do gansu do vorno, porque na primeira 
teenndadiiiva dããão deeeeuuuuuu. 


- Begar o vrango que gaiu no jão e enjugar o filho da buta com o bano de jão e cologá-lo numa pandeja ou qualquer outra borra, bois avinal você nem gosssssssssta muito desse adimal mesmo. 


- Tá Bronto.



01 janeiro 2012

Alongamento - Meta n. 1 para 2012


1Deitada com os pés apoiados no chão e a coluna lombar encostada no apoio. Entrelaçar os dedos e levar os braços esticados em direção oposta ao corpo. Mantenha o alongamento por 10 segundos e relaxe.alongamento_braco2
alongamento_braco1O mesmo exercício anterior, levante os braços em direção do teto. Mantenha o alongamento por 10 segundos e relaxe.2
3Mantendo a mesma postura do exercício anterior, vire a cabeça e os braços estendidos e mãos entrelaçadas para o lado. Sinta o alongamento dos músculos do ombro e coluna superior. Mantenha o alongamento por 10 segundos e relaxe. Repita o exercício levando a cabeça e os braços para o outro lado.alongamento_braco3
pescoco
Sente-se em uma cadeira ou banco, mantendo os pés apoiados no chão, a coluna reta e os braços suavemente apoiados sobre os joelhos. Levar a cabeça para baixo, sinta o alongamento dos músculos da nuca e costas. Martenha o alongamento por 10 segundos, relaxe e volte à posição inicial.4
5A mesma posição inicial usada no exercício anterior, olhe para o teto, mantenha o alongamento por 10 segundos, relaxe e volte à posição inicial.
pescoco4
pescoco2pescoco3Na mesma posição, vire a cabeça para um lado, mantenha por 10 segundos e relaxe voltando à posição inicial. Repita o mesmo movimento para o outro lado.6
7Deitada de costas com os pés apoiados no chão, joelhos fletidos e a coluna lombar encostada no apoio. Abrir levemente os joelhos para fora, sinta alongamento dos músculos da parte interna da coxa. Evite que a coluna lombar saia do apoio. Mantenha o alongamento por 10 segundos e relaxe.alongamento_adutores
alongamento Deitada com as pernas flexionadas e com os pés apoiados no chão. Certifique-se que a coluna lombar esteja totalmente encostada no apoio. Com o auxílio de uma toalha em volta de um pé, estique uma das pernas de forma que a coxa fique em ângulo reto com o quadril. Os músculos do pescoço e ombros devem permanecer relaxados. Sinta o  alongamento dos músculos posteriores da coxa e da barriga da perna. Mantenha o alongamento por 15 segundos e relaxe. Repita o exercício com a outra perna.8
9
Fique na posição de gato. Leve o quadril para trás, os braços para frente até encostar a testa no chão. Sinta o alongamento dos músculos da coluna e dos ombros. Mantenha o alongamento por 20 segundos e relaxe.
gatinho
alongamento_troncoSente-se em um banquinho e incline-se para frente tentando encostar o tronco nas coxas. Sinta o alongamento dos músculos posteriores da coxa e da coluna lombar. Mantenha o alongamento por 10 segundos e volte vagarosamente, endireitando o corpo de baixo para cima, sendo a cabeça a última parte a se endireitar.10
11Em pé mantendo os pés ligeiramente afastados e joelhos soltos, solte o corpo para frente sem tensões. Sinta o alongamento dos músculos posteriores da perna e coluna. Mantenha o alongamento por 15 segundos e volte à posição inicial, endireitando o corpo de baixo para cima, sendo a cabeça a última parte a se endireitar.flexao
alongamento_do_braco3Em pé, quadril encaixado, joelhos soltos, leve os braços estendidos para cima. Mantenha o alongamento por 10 segundos e relaxe.12
13 À partir da posição inicial do exercício anterior, incline o corpo para um lado. Mantenha o alongamento por 10 segundos e relaxe. Faça o mesmo para o outro lado.alongamento_do_braco4alongamento_do_braco5
Mantendo a postura ereta com os pés ligeiramente afastados, quadril encaixado e joelhos soltos, leve os braços estendidos para trás com as mão entrelaçadas. Alongue a cabeça na direção do teto e simultaneamente alongue os braços para baixo. Mantenha o alongamento por 10 segundos e relaxe.14
15A partir da posição inicial do exercício anterior, coloque um pé sobre um banquinho colocado ao seu lado, de forma que perna fique aberta lateralmente. Abaixe o lado do quadril o qual a perna está sobre o banquinho. Sinta o alongamento dos músculos do lado de dentro da coxa. Mantenha o alongamento por 20 segundos e relaxe. Repita o exercício com a outra perna.quadril6
quadril7Apoie uma perna com o joelho flexionado em um apoio seguro. Desloque o quadril para frente, mantenha por 20 segundos e relaxe. Você deve sentir o alongamento dos músculos da frente da coxa. Repita o exercício com a outra perna  .16
17Incline o corpo e apoie os braços sobre uma mesa, mantendo o quadril fletido, joelhos soltos e a região lombar reta. Estenda os joelhos suavemente. Certifique-se que sua coluna esteja reta, pois este exercício mal feito poderá afetar a sua coluna. Mantenha o alongamento por 20 segundos e relaxe, levantando o corpo lentamente, de forma que a cabeça seja a última a se endireitar.quadril8

Repita cada exercício 5 vezes. 
Feitos com frequência, estes movimentos podem prevenir ou aliviar a dor nas costas.
Se  sentir dor em algum destes movimentos é porque você ultrapassou os seus limites.
Durante os exercícios, respire normalmente.